quarta-feira, 30 de março de 2011

Jeff Beck Group - Truth



Artista: Jeff Beck
Nome Do Álbum: Truth 
Data De Gravação: 14.04.1968 a 25.04.1968 (exceto "Beck's Bolero, que é de 1966, e "Hi Ho Silver Lining", "Tallyman" & "Rock My Plimsoul", que são de 1967).
Label: EMI Columbia (U.K.) & Epic Records (E.U.A.)
Local: Abbey Road Studios, Londres, Inglaterrra.
Data de Lançamento: xx.07.1968
Tipo : Estúdio
Allmussic: *****
RollingStone: ****
The Moondog's Jukebox: *****

Setlist:
1-Shape Of Things (3:21)
2-Let Me Love You (4:45)
3-Morning Dew (4:44)
4-You Shok Me (2:33)
5-Ol' Man River (4:02)
6-Greesleeves (1:51)
7-Rock My Plimsoul (4:15)
8-Beck's Bolero (2:56)
9-Blues De Luxe (7:34)
10-I Ain't Superstitious

Este é o álbum de estréia deste sensacional grupo de Heavy-Blues, R&B e Rock 'N' Roll Britânico, iniciado em 1966 como um projeto dos guitarristas Jeff Beck & Jimmy Page, com Keith Moon (The Who) na bateria, Nicky Hopkins (The Rolling Stones, The Who, Neil Young, Cat Stevens e etc.) no teclado, John Paul Jones (Led Zeppelin, Jet Black, Them Crooked Vultures) no baixo e teclado. Porém o projeto acabou não vingando, com a partida de Keith Moon e a sua volta para o The Who e o debandamento para outros projetos dos integrantes remanecentes, só sendo gravada uma versão moderna e elétrica do Bolero de Ravel, chamada de "Beck's Bolero", que é realmente maravilhosa e impressionantemente forte e cheia de energia e peso, alá The Who e Led Zeppelin. A músicka acabou sendo lançada como B-Side do 1º single solo do guitarrista Jeff Beck em 1967, junto com à músicka "Hi Ho Silver Lining". Apesar de haver certa relutância de quem realmente refez a músicka, pois Jimmy Page diz ser de sua autoria, foi graças a participação de todos que a músicka  se tornou o que é. Em tão em 1968 Jeff Beck resolve criar junto a Rod Stewart, brilhantemente nos vocais que deixou o álbum expetacular, Micky Waller na bateria, simples mais bem trabalhada, Ronnie Wood no grande, "guitarristico" e bem forte baixo e com produção de Mickie Most (The Animals, Herman's Hermits, Donavan e etc.)e com as participações de John Paul Jones, Ansley Dunbar (Ansley Dunbar Retaliation & Journey) Nicky Hopkins, Madeline Bell e Clem Cattini, em músickas como "Hi Ho Silver Li ning", "Tallyman", "You Shook Me", Morning Dew, "Blues De Luxe" e outras. Com regravações de Willie Dixon, J.B. Lenoir, Graham Gouldman e Scott English. É um álbum de excelente qualidade e vale ter em todas as mídias, desde o LP até o MP3.








sexta-feira, 25 de março de 2011

Lynyrd Skynyrd - Second Helping

Artista: Lynyrd Skynyrd
Nome Do Álbum: Second Helping
Data De Gravação: xx.01.1974 (exceto pela 1ª músicka, que foi gravado em xx.05.1973)
Label: MCA
Local: Record Plant Studios,Los Angeles, E.U.A. (exceto a 1ª músicka, que foi gravada no Studio One, em Doraville, E.U.A.)
Data De Lançamento: 15.04.1974
Tipo: Estúdio
Allmusic: *****
Robert Christgau: -A
Rolling Stone: Mixed
The Moondog's Ranking: *****

Setlist:
1-Sweet Home Alabama (4:49)
2-I Need You (6:55)
3-Don't Ask Me No Question (3:26)
4-Workin' For Nothng (4:52)
5-The Ballad Of Courtis Loew (4:55)
6-Swamp Music (3:36)
7-The Needle And The Spoon (3:58)
8-Call Me The Breeze (5:09

O álbum "Second Helping", como o proprio titulo sugere, é o segundo álbum da banda sulista, Lynyrd Skynyrd. Feito no ano de 1974, mas lançado no meio do ano e teve com produtor o famoso Al Kooper. Este álbum ficou famoso por varios motivos. Ter feito a banda entrar na lista de bandas famosas/eternas. Ter feito o famoso "Trio de ataque" na guitarra, uma das mais famosas marcas registradas da banda. E por ter colocado nas paradas de sucesso umas das músickas mais famosas do grupo, "Sweet Home Alabama". A músicka se tornou um sucesso não só pela músicka ser boa, o que ela é, mas por ter feito uma critica a Neil Young, que fez duas músickas falando de um jeito perjorativo, sobre o Alabama ("Alabama" e "Southern Man"), lar do proprio Lynyrd Skynyrd. A músicka foi uma dura critica a Neil Young, porém o Lynyrd Skynyrd e o Neil Young nunca brigaram ou ficaram ofendidos com as respectivas músickas de cada um, tanto que Van Zant usou uma camiseta na capa do álbum "Street Suvivors" que era uma homenagem a Neil Young. E Neil Young fez uma músicka para o grupo, chamada "Powderfinger", o qual o grupo nunca gravou. A músicka chegou em #8 na Billboard e o álbum chegou em #12 na Billboard, ganhando um disco de Platina (Multi-Platinum). Depois de abrir com a épica "Sweet Home Alabama", vem a otima "I Need You", que é um pouco menos alegre que sua antecessora, mas não tem menos força. Todas as músickas do álbum tem um nivel de músicalidade maravilhosa. Com este álbum vemos a força do Lynyrd Skynyrd a toda. Altamente recomendado.





quinta-feira, 24 de março de 2011

Delaney & Bonnie & Friends - On Tour With Eric Clapton


Artista: Delaney & Bonnie & Friends
Nome Do Álbum: On Tour With Eric Clapton
Data De Gravação: 07.12.1969
label: Atco Records
Local: Fairfield Halls, Croydon, Inglaterra
Data De Lançamento:  xx.03.1070
Tipo: Ao Vivo
Allmusic: *****
Glorious Noise: Recommended
The Moondog's Ranking: *****
Setlist:
1-Things Get Better (4:19)
2-Poor Elijah - Tribute To Robert Johnson (Medley) (5:10)
3-Only You Know And I Know (4:43)
4-I Don't Want To Discuss It (5:36)
5-That's Want My Man Is For (4:38)
6-Where There's A Will There's A Way (5:20)
7-Coming Home (6:53)
8-Little Richard Medley: Tutti Frutti/The Girl Can't Help It/ Long Tall Sally/Jenny Jenny (5:57)

No final dos anos 60, Delaney & Bonnie fizeram uma série de shows, com varios músicos famosos. Entre eles, Duane Allman, Gregg Allman, Dave Manson, Rita Coolidge, King Kurtis, George Harrison & Eric Clapton, o qual participa deste magnífico show. Tocado em Fairfiel Hall, na Inglaterra, contém, além da participação de Eric Clapton, as participações de Jim Gordon, Carl Radle, Bobby Whitlock, Leon Russel, Dave Mason, George Harrison (usando o pseudônimo, L'Angelo Misterioso), que na verdade, só participa tocando slide guitar no tour da Inglaterra. Impressionantemente, a maioria dos músicos deste álbum participaram do álbum solo do Eric Clapton, "Layla And Other Assorted Love Song", e no álbum de George Harrison, "All Things Must Pass". Este foi o álbum mais rentável na historia da banda. A capa é um bonus para este álbum. Como nenhuma foto ficou boa o bastante para ser usada como capa do álbum o então fotografo, Barry Feinstein pegou uma foto de um Rolls-Royce Silver Dawn, no meio de um deserto, que na verdade é uma foto de uma sessão de fotos tirada no ano de 1966, em um tour do Bob Dylan, tanto que, os pés que ficam para fora, são do próprio Bob Dylan. Este álbum ficou em 29# nas paradas da Billboard e recebeu o RIAA Gold Record. A 1ª músicka do álbum "Things Get Better" chama o público para entrar no espirito deste show maravilhoso, com essa músicka do Stevie Cropper. Em seguida vem a melhor músicka do show. A múscika Poor Elijah, uma homenagem a Robert Johnson, que como o proprio Delaney diz, é um de seus músicos favoritos. A música é um tipo de blues, country, rock, ou seja, tudo o que há de bom, com uma guitarra maravilhosa de Eric Clapton, principalmente nos solinhos. É uma músicka enérgica e bem espirituosa, tanto que The Black Crowes, regravou-a no seu álbum "Warpaint: Live". Depois disso, as músickas continuam em um nivel de excelentismo maravilhoso, até o show ser encerrado com um medley das músickas de Little Richard, que são tocados com maestria por toda a banda. Para mim, umas das melhores apresentações de Jim Gordom, na bateria, e somando todos os outros guitarristas e músicos em geral, foi um dos melhores shows já produzidos na terra. aproveitem.








quarta-feira, 23 de março de 2011

Roy Harper - Stormcock


Artista: Roy Harper
Nome Do Álbum: Stormcock
Data De Gravação: xx.xx.71 A xx.xx.71
Label: Harvest (E.U.A.,Old) or Chrysalis (U.K.) or Science Fiction (E.U.A., New)
Local: Gravado na Inglaterra
Data De Lançamento: xx.xx.1971
Tipo: Estúdio
Allmusic: *****
The Moondog's Ranking: *****

Setlist:
1-Hors d'Oeuvre (8:37)
2-The Same Old Rock (12:25)
3-One Man Rock And Roll Band (7:23)
4-Me And My Women (13:02)


O álbum Stormcock é álbum lançado pelo cantor Folk-Rock, Roy Harper. Depois de anos de esforço, tentando fazer seus albuns serem aclamados criticamente, ele conseguiu com este álbum. Aclamado criticamente, vendeu mais que todos os outros albuns de Harper e teve ajudas inestimaveis para que este álbum se tornasse o álbum épico que foi. De uma lado tinhamos Jimmy Page, que por motivos contratuais, apareceu com o pseudônimo de S. Flavius Mercurius, na músicka "The Same Old Rock" (que em minha humilde opnião, é a melhor do álbum) e os arranjos orquestrais de David Bedford (que contribui em outros futuros albuns de Harper). Começamos por "Hors d'Oeuvres" que foi, na verdade criada dois anos antes, em uma encarnação mais rapida. Ela lembra a músicka "Fearless" do Pink Floyd (Não a toa, Roy Harper cantou para o Pink Floyd, na músicka "Have A Cigar" do álbum "Wish You Were Here". No ano seguinte Guilmor retribuiu o favor tocando no álbum HQ.), o que contribui para ela ser melhor. Em "The Same Old Rock", além da mítica participação de Jimmy Page fazendo um de seus melhores solos de todos os tempos, temos um poema músical estendido sobre a estreiteza da religião organizado em vários momentos. Depois vem "One Man Rock And Roll Band", com seus estranhos e épicos arranjos, construido por David Bedford, é uma músicka maravilhosa, mesmo sendo mais lenta que sua outra épica versão ao vivo, do álbum "Flashes From The Archives Of Oblivion", para então finilizar com a esquecida, mas igualmente maravilhosa "Me And My Women". É um álbum inesquecivel, um épico de quatro faixas, que te hipnotiza aos confins mais remotos da músicka folk britânica. Neste álbum Roy Harper, como disse a propria Allmusic, juntar o progressivo e alma de, respectivamente, Pink Floyd e Led Zeppelin, junto com o estilo de folk de Bert Jesnch.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...